segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

I Solilóquio de História Medieval - Goiânia – Goiás

A Revista Chrônidas, em parceria com os grupos goianos de estudos e pesquisas sobre Antiguidade e Medievo, promoveu nos dias 23 a 25 de novembro de 2011 os Solilóquios de História Antiga e História Medieval. Este evento ocorreu na Universidade Federal de Goiás, na Faculdade de História, no Campus Samambaia. (http://revistachronidas.blogspot.com)

Na ida passamos pelo centro da cidade, na praça cívica, onde se encontram o palácio Pedro Ludovico Teixeira, que é a sede administrativa. Foi feita uma homenagem ao fundador de Goiânia Pedro Ludovico Teixeira, que foi imortalizado em uma enorme estátua, na praça do palácio. Outro ponto cultural da Praça Cívica é o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), fundado na cidade de Goiás em 1932, com sede própria em Goiânia desde 1939.














A praça dos três poderes é redonda e com estes marcos históricos mencionados. A curiosidade é mesmo assim o meu colega, Eduardo, conseguiu se perder... Rsrsrsrs Ele foi buscar uns documentos sobre a pesquisa que ele desenvolve e combinamos de nos encontrar no local onde o deixamos, ou seja, de lado tinha o IHGG, do outro lado uma estátua de três metros do fundador Pedro Ludovico Teixeira, montado em seu cavalo e ao lado a entrada do centro administrativo. Mesmo assim, o senhor Eduardo conseguiu sair do outro lado da praça e não conseguia encontrar o local combinado... Rsrsrs Enquanto isso eu ficava no local esperando e o Cláudio no local onde conseguimos estacionar o carro. Oh dureza!





O I Solilóquio de História Medieval Fontes, Imaginários e Sociedades é uma realização da Revisa Chrônidas em parceria com os grupos PEM/UFG, Sapientia/UFG e GEPEM/PUC-GO. O principal objetivo dos idealizadores é promover um meio de interação para todos os pesquisadores, disponibilizando espaços para o debate e a troca de experiências acadêmicas, com ênfase na utilização das fontes e dos conceitos historiográficos.




            Na volta pra casa, por causa da duplicação da Rodovia, tivemos que enfrentar um longo congestionamento. Uma fila quilométrica de carros se forma no horário de pico, por volta das 18h00min. Mas nem tudo é estresse, tivemos a oportunidade de apreciar o lindo pôr-do-sol, que nos desejava uma boa viagem e nos dizia que a vida é bela e que o romantismo ainda existe.


Eu estive lá, Eu escrevi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por um momento estivemos juntos, ligados pelas ideias. Foi muito bom! Nos encontramos em breve! Tchau!

O SIGNO LINGUÍSTICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE SIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DO POEMA – UMA ANÁLISE DA POESIA DE GUIMARÃES FILHO - Parte 4

 4 DA LUZ À ESCURIDÃO E DE NOVO À LUZ – OS CAMINHOS DO POEMA EM “A ROSA ABSOLUTA” DO POETA GUIMARÃES FILHO Um poema começa [...]           ...