Procurando por Enéas e Benitín

Te conocí un día de enero
Con la luna en mi nariz
Y como ví que eras sincero

En tus ojos me perdí

Que torpe distracción
Y que dulce sensación

Y ahora que andamos por el mundo
Como Eneas y Benitín
ya te encontré varios rasguños

Que te hicieron por ahí

Pero mi loco amor

Es tu mejor doctor...
(Extraído de "Día de Enero", escrita por Shakira.)

O trecho extraído citado é parte de uma canção doce do disco “Fijación Oral vol. 1 de Shakira. A cantora escreveu esta canção para seu namorado, Antonio de la Rúa, e posso dizer que esta canção tem uma magia de uma canção que é ao mesmo tempo geral e particular, porque ela analisar a letra desta canção percebemos que ela fala da relação entre Shakira e Antonio de la Rúa, mas ao mesmo tempo os seus versos, também descrevem muitas relações românticas, que podem fazer parte da minha vida, da sua vida, enfim a canção descreve as relações amorosas em geral.

Como em todos os discos de Shakira, sempre encontro algo para investigar e enriquecer-me culturalmente, ao mesmo tempo em que compreendo melhor o trabalho desta brilhante cantora. Neste caso, não sabia quem era “Eneas y Benitín”, e de fato nem compreendia o queria dizer este verso da canção, pesquisando, porém, eu descobri que “Eneas y Benitín” (o nome comercial na verdade, é “Benitín y Eneas, porém com licenciamentos poéticos se permitiu fazer a troca na ordem dos nomes, para favorecer a rima) são dois personagens de umas “histórias em quadrinhos”, que contam suas peripécias e as aventuras que vivem como bons amigos. Os personagens têm a particularidade não só de contraste de personalidades, como também tem o contraste de tamanhos, sendo Benitín muito pequeno e Enéas muito alto. Por ser tão famosa a História em Quadrinhos, de “Benitín y Eneas”, pode ser utilizada, como fez Shakira, como metáfora de uma relação de contrastes, como era o caso de sua relação com Antonio de la Rúa.

É isto, espero que esta explicação possa ajudá-los a gostar mais desta canção. Ao ouvir esta canção pense no significado que ela tem e espero que você encontre ou se torne um “Eneas” ou um “Benitín”, para dividir o seu “loco amor”, acá los dejo con estas dos parejas... Ah! E um vídeo desta linda canção.

video

Comentários

  1. Ahhhh depois de anos finalmente sei quem são Eneas y Benitin!!! Obrigada! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Natalia Pelissari, na verdade são personagens bem famosos para os colombianos e outros da parte espanhola das Américas. Também gostei de aprender sobre esses personagens e conhecer um pouco mais da cultura espano-américana. Abraços....

      Excluir
  2. Obrigado por compartilhar esta informação. Uma música muito tocante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Valeu! Sua presença é Bem Vinda!

Postagens mais visitadas deste blog

Propostas de Exercícios do livro "O Cortiço".

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. pp. 14-76. (Fichamento e Resenha)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990. (Fichamento e Resenha)