A PEDAGOGIA DA INDIGNAÇÃO NO PAÍS DOS DESCARADOS


No Brasil muito se fala, muito se cobra e pouco se faz de fato... A Educação tem sido talvez, a parte mais desprezada pela hipocrisia e pela falta de valores, que vivenciamos na atualidade. Já estamos saturados de assistir as constantes falcatruas que são feitas relacionadas a ENEM, Vestibulares, Livros Didáticos de péssima qualidade, desvio de verbas da merenda escolar, livros estocados em depósitos precários, enquanto alunos ficam sem material didático e muitas outras atrocidades que tomaria todo nosso espaço e não chegaríamos ao final.
Por último, temos esta imagem de um fazendeiro bem dotado e suas galinhas arrombadas, e pasmem todos! Esta imagem foi utilizada recentemente em uma prova de geografia, aplicada para mais de 16 mil crianças entre 6 e 7 anos, da rede pública da cidade de Curitiba.

“Um descuido acidental” na hora de escolher a imagem... Essa foi a justificativa chula apresentada pela secretaria de educação Curitibana. Será que foi isso mesmo? Qual terá sido a intenção ao se escolher essa imagem para ser apresentada a alunos do ensino fundamental? Que mensagem queria transmitir? Foi realmente um “descuido” ou terá sido dolo? Essas perguntas, provavelmente não serão respondidas, porque quando se trata de descaramento e incompetência, o melhor a se fazer é ficar calado, encolhido no seu cantinho mofado, coberto de teias asquerosas, esperando que nos esqueçamos de tudo. Não esqueceremos!


Além de uma infraestrutura precária, metodologias de ensino medíocres e com profissionais mal pagos e insatisfeitos, agora também há segundas intenções ideológicas na escolha de conteúdo nas escolas públicas? Vamos ficar alertas! Não vamos nos calar diante de tais atos vis e descarados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propostas de Exercícios do livro "O Cortiço".

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. pp. 14-76. (Fichamento e Resenha)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990. (Fichamento e Resenha)