terça-feira, 13 de março de 2012

Uma Noite no Museu Histórico de Jataí

Como parte da semana Cultural em recepção aos calouros do curso de História da Universidade Federal de Goiás/ Campus Jataí, foi programada uma visita ao Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos. Os calouros, juntamente com os demais alunos puderam desfrutar da companhia uns dos outros, com a finalidade de entrosamento em um lugar que já faz parte da rotina acadêmica do curso de História. Uma solida parceria entre O Curso de História e o Museu Histórico, tem se formado durante os anos e com certeza os dois lados tem sido beneficiados.






Os Professores de História Sandra Nara e Murilo, organizaram uma palestra onde destacaram sobre a conservação do patrimônio Histórico e como este pode ser utilizado pelos historiadores em suas pesquisas. Além de palestras bem elaboradas pelos professores Sandra Nara e Murilo, tivemos também uma interessante abordagem feita pela funcionária do Museu a Srª Enimar, que falou sobre as dificuldades que o Museu enfrenta e como tem lidado com essa situação.







O Museu foi criado através da Lei nº 1.542, de 10 de março de 1993, e instalado no sobrado Francisco Honório de Campos, uma residência histórica do século XIX. O Museu passou a receber as visitas do público a partir de 14 de maio de 1994, passando a se chamar Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos. Além de atender a comunidade em geral e de fornecer um espaço alternativo integrado às escolas, por meio de diversificada programação de oficinas e cursos, as atividades do Museu visam preservar o monumento como patrimônio histórico, resguardar a cultura da região e apresentar à comunidade um conhecimento de cunho científico, o Museu tem tradicionalmente organizado alguns eventos e publicações.








A Visita ao Museu e toda explicação que foi apresentada possibilitou um entendimento mais amplo para os que se chegam a Universidade. Através desta visita pode-se visualizar o amplo campo de pesquisa possível para os historiadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por um momento estivemos juntos, ligados pelas ideias. Foi muito bom! Nos encontramos em breve! Tchau!

O SIGNO LINGUÍSTICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE SIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DO POEMA – UMA ANÁLISE DA POESIA DE GUIMARÃES FILHO - Parte 4

 4 DA LUZ À ESCURIDÃO E DE NOVO À LUZ – OS CAMINHOS DO POEMA EM “A ROSA ABSOLUTA” DO POETA GUIMARÃES FILHO Um poema começa [...]           ...