Uma Noite no Museu Histórico de Jataí

Como parte da semana Cultural em recepção aos calouros do curso de História da Universidade Federal de Goiás/ Campus Jataí, foi programada uma visita ao Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos. Os calouros, juntamente com os demais alunos puderam desfrutar da companhia uns dos outros, com a finalidade de entrosamento em um lugar que já faz parte da rotina acadêmica do curso de História. Uma solida parceria entre O Curso de História e o Museu Histórico, tem se formado durante os anos e com certeza os dois lados tem sido beneficiados.






Os Professores de História Sandra Nara e Murilo, organizaram uma palestra onde destacaram sobre a conservação do patrimônio Histórico e como este pode ser utilizado pelos historiadores em suas pesquisas. Além de palestras bem elaboradas pelos professores Sandra Nara e Murilo, tivemos também uma interessante abordagem feita pela funcionária do Museu a Srª Enimar, que falou sobre as dificuldades que o Museu enfrenta e como tem lidado com essa situação.







O Museu foi criado através da Lei nº 1.542, de 10 de março de 1993, e instalado no sobrado Francisco Honório de Campos, uma residência histórica do século XIX. O Museu passou a receber as visitas do público a partir de 14 de maio de 1994, passando a se chamar Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos. Além de atender a comunidade em geral e de fornecer um espaço alternativo integrado às escolas, por meio de diversificada programação de oficinas e cursos, as atividades do Museu visam preservar o monumento como patrimônio histórico, resguardar a cultura da região e apresentar à comunidade um conhecimento de cunho científico, o Museu tem tradicionalmente organizado alguns eventos e publicações.








A Visita ao Museu e toda explicação que foi apresentada possibilitou um entendimento mais amplo para os que se chegam a Universidade. Através desta visita pode-se visualizar o amplo campo de pesquisa possível para os historiadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Propostas de Exercícios do livro "O Cortiço".

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. pp. 14-76. (Fichamento e Resenha)

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1990. (Fichamento e Resenha)