Neste blog deixo registrado o que penso, o que sinto e o que não gostaria de sentir. As vezes posso parecer complicado, então olhe mais de perto e você verá que sou igual a você. Se você se aceita, me aceite também.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Friedrich Nietzsche e a Grande Política da Linguagem.- Por: Viviane Mosé
sábado, 24 de julho de 2010
A Reforma Gregoriana e os Cismas
________________________________________________________________________
Os principais reformistas foram: Gregório VII, de 1021 a 1085; Clemente III, de 1161 a 1216; e Bonifácio VIII, de 1234 a 1303. A reforma era baseada, primeiro na revelação bíblica. Acreditava-se que certas passagens bíblicas como Mateus capitulo 16 e João capitulo 21, onde Jesus dava a Pedro as chaves simbólicas do reino e o incumbia de pastorear as ovelhas, dava direitos, ao papa, por ser sucessor de São Pedro, a exercer um governo sobre os homens. Segundo, havia o direito Romano de governar. Terceiro, o Neoplatonismo que era a filosofia de que a igreja era O TODO, era o instrumento necessário para estabelecer a união dentre os fiéis.
A reforma Gregoriana iria combater sintomas como a “Simonia”, que era a compra de cargos eclesiásticos. Também teria que enfrentar a “Investidura”, que era a designação feita pelo rei, a cargos eclesiásticos, como favor, ou recompensa a feitos a favor do reino, mesmo a alguém que não possuía o dom eclesiástico. E por último combateriam o “Nicolaísmo”, que era praticado por eclesiásticos que mantinham abertamente um relacionamento conjugal.
Dentre os ideais da reforma estava a libertação da igreja da tutela governamental e também a busca da espiritualização dos povos. Neste ponto, havia o desejo (Cluny) que era, primeiro espiritualizar a classe eclesiástica, mantendo no cargo apenas os que possuíam vocação para tal serviço. Posteriormente, pretendiam espiritualizar os povos.
Dentre os principais acontecimentos reformistas, podemos citar o que aconteceu em 1073, quando Gregório VII se torna Papa e tem como objetivo combater a investidura. Outro acontecimento importante foi a criação dos “Dictatus Papae”, em 1075, que eram ditados do papa, que visavam a normalização da Fé Católica. Em 1076, o rei Henrique V, que fazia uso da investidura como meio de buscar apoio político, é censurado pelo papa Gregório VII, e como não acatou a censura foi Excomungado.
Anteriormente, no ano de 1054, houve uma rachadura nas bases da igreja, provocadas por causa da discussão sobre o uso de pães fermentados nas hóstias. Com isso, a um rompimento entre católicos do Ocidente e do Oriente. Passa-se a se denominarem de Igreja Católica do Ocidente e Igreja Ortodoxa Oriental.
Outro estremecimento causado na igreja católica do Ocidente se deu em 1378, com o empossamento de dois papas, um em Roma, e outro na França em Avignom. Isto se deu pelo fato de que na ocasião do seu papado, Clemente V, muda-se para Avignom, no sul da França. Após a morte de Gregório, os eclesiásticos elegem Urbano VI para que o papado volte e fique em definitivo em Roma. Porém, Urbano VI, não se dá com a maioria dos eclesiásticos, que por causa deste desacordo elegem Clemente VII, que se transfere novamente para Avignom, enquanto que Urbano continuou como papa em Roma.
Embora Gregório VII, que foi o principal interessado em resgatar essa espiritualização dos povos, não tenha visto o seu objetivo cumprido, séculos mais tarde, em alguns aspectos se conseguiu combater pontos frizados na reforma Gregoriana como a investidura e a Simonia. Embora não se tenha conseguido a espiritualização, nem dos eclesiásticos e muito menos dos povos.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
O Início da Idade Média: Do Fim do Império Romano à Consolidação do Mundo Carolíngio."
_________________________________________________________________________
Com a morte de Carlos Magno, em 814 a.D. Luis, o piedoso assume o trono. Com supeita de ter uma doença terminal, ele cria uma lei colocando seu filho Lotário II como imperador e dividi as terras com seus outros filhos. Quando não se confirma a suspeita de sua morte, Luis, quis assumir novamente o trono, porém, seus filhos resistiram e houve o inicio da guerra civil, que contribuiu ainda mais para a fragmentação do reino Carolíngio. Com a morte de Luís, seus filhos criaram o tratado de Verdun, que visava resolver as questões de terra entre eles. Cada um dos filhos de Luis continuou com a prática de doar terra em busca de apoio, o que contribuiu para um rápido declínio do império e o fortalecimento do Feudalismo. Com isso chega ao final um reino que fora conturbado durante toda sua existência.
terça-feira, 20 de julho de 2010
A Expansão Ultramarina Portuguesa dos Séculos XV e XVI
_______________________________________________________________
sexta-feira, 16 de julho de 2010
A Formação da Monarquia Entre os Hebreus.
A Formação Da Monarquia Entre os Hebreus
Jacó teve 12 filhos, que viviam sob o sistema patriarcal. Cada um destes filhos desenvolveram suas famílias que se tornaram tribos que viviam próximas umas das outras, mas se mantinham independentes. Segundo Herbert, tais tribos só se uniam quando enfrentavam a hostilidade dos povos vizinhos.
Israel não existia como monarquia, era governada teocraticamente. Havia Juízes designados para julgarem e resolverem as questões judiciais que surgiriam. Também, não se tornaram organizados militarmente, pois confiavam a Javé a sua salvação, diante dos inimigos.
A primeira tentativa de estabelecer uma monarquia em Israel, fora com Abimeleque, que era Manassita da cidade de Ofra, mas também Cananeu da cidade de Siquém. Ele convenceu os habitantes de Siquém a abandonarem a aristocracia e adotarem a monarquia, centralizando o poder em uma pessoa, no caso ele. Formou um exército e dominou a força, a sua cidade natal, Ofra.
Essa tentativa de estabelecimento da monarquia em Israel, estava desde o início fadada ao fracasso. Devido justamente, a forma como tentou ser imposta. Embora já houvesse, entre os Israelitas, aqueles que almejassem a monarquia, esse processo teria que ser implantado por outros meios.
Com o passar dos anos, e até por observarem os povos vizinhos, os Israelitas se tornaram unânimes em quererem o estabelecimento de uma monarquia. Portanto, no ano de 1020, fora escolhido como rei de Israel, Saul. Este, era homem de guerra e realizou muitas campanhas contra os Filisteus, inimigos lendários dos Israelitas.
Saul, não precisou reorganizar as fronteiras das 12 tribos pois estas já estavam estabelecidas. Porém, a sua falha fora em relação a manter as tradições religiosas de Israel.
Por permitir a entrada de outros ritos religiosos, que não adoravam a Javé, Saul perdeu o apoio popular. Passou por momentos difíceis, sendo até mesmo acometido de certa demência. Após a sua morte, seu filho Isbaal, foi ungido, ou escolhido para se rei. A sua promoção fora feita por Abner, marechal do exercito Israelita. A única realização de Isbaal foi mandar um regimento inteiro de exercito, atrás de Davi. Que era ao mesmo tempo aclamado por alguns, como o substituto de Saul, no reinado de Israel.
Saul reinou durante o período de 1020 a 1000 a.C., sendo seguido por Davi que reinou de 1000 a 961 a.C.
Davi havia se tornado popular pelos seus feitos militares e também pelo seu talento em tocar harpa. Davi se casou com Mical, filha de Saul e se tornou grande companheiro de Jônatas, também filho de Saul.
A partir de certo período, Saul e Davi se tornam inimigos e Davi tem de fugir para salvar a sua vida. Ele arregimentou cerca de 400 homens e passou a viver entre os Amalequitas prestando serviços para o Rei.
Numa batalha contra os Amalequitas, Saul e Jônatas são mortos. Davi se muda para a cidade Israelita de Hebron, ali ele é aclamado rei, mas apenas por duas tribos do sul, Judá e Efraim.
Davi, porém, é hábil em convencer o povo a aceitarem-no como rei. Ele mantém as tradições religiosas, e demonstra grande carisma. Ordenou a morte de um Amalequita que acompanhava a Saul por ocasião de sua morte. Mais tarde, quando Isbaal é morto, ele, Davi, manda matar os dois homens que trouxeram sua cabeça, e também providência a remoção dos ossos de Saul para sua cidade natal. Após isso, Davi é também ungido pelas demais tribos, como rei.
Por causa da dualidade entre as tribos do norte e do sul, Davi, estrategicamente, arma um ataque contra Jerusalém. Captura esta cidade e manda transportar para lá a arca do pacto. Assim a cidade de Jerusalém passa a ter um aspecto de santidade e com isso também a um fortalecimento da união entre as 12 tribos de Israel.
Durante todo seu reinado, Davi teve que enfrentar muitas guerras, especialmente contra os Filisteus. Ele deu início também à construção do templo de Jerusalém. Enfrentou a rebelião de seu filho Absalão, que tentou tomar o poder, mas não fora bem sucedido.
Após a morte de Davi, Salomão se torna rei. Um dos grandes feitos fora a inauguração do templo, praticamente construído pelo seu pai, Davi.
No final do reinado de Salomão, houve uma divisão de Israel, entre o norte, dez tribos, com sua capital em Samaria. Esta durou até 721 a.C., sendo por essa ocasião dominada pelos Assírios. E por outro lado, as duas tribos do sul, com capital em Jerusalém. Estes são conhecidos como Judeus e perduraram até 567 a.C., quando então sucumbiram diante dos Babilônios e foram levados ao cativeiro.
Como isso se chegou ao final da curta monarquia de Israel.
terça-feira, 13 de julho de 2010
A Sociedade e o Estado Durante o Novo Império Egipcio.
sábado, 10 de julho de 2010
As Formas de Vigilância e o Controle do Corpo.
Tema: "As Formas de Vigilância e o Controle do Corpo."
_____________________________________________________________________________
_ O senhor está com medo?
Por volta de 2010, a ciência intensificou seus estudos sobre os genes da longevidade. Foi descoberto que o genes da Sirtuína pode agir como inibidor calórico, o que aumenta a expectativa de vida. Experimentos em mamíferos, com o gene SIRT1, foram bem sucedidos. No entanto, ainda se precisa de pelo menos uns 50 anos para que tais experimentos sejam eficazes nos seres humanos.
A Criogênia Futurex, realiza o congelamento até o ano de 2100. Após este período acredita-se que já terão pleno controle sobre a Sirtuína, e se os homens não puderem ser como metusalém, pelo menos, se aproximarão da idade dele.
Agora, estou dentro de uma cápsula com uma roupa especial. É preciso também, colocar uma espécie de máscara, dizem que é para a proteção do rosto e dos olhos. A enfermeira, se prepara para me aplicar uma injeção que fará com que meus sentidos se paralizem, então serei congelado e descongelado só no ano de 2100.
_ Ai!! Como doí essa injeção!!! Exclamei com ênfase.
Agora falta pouco, em 30 segundos a injeção começara o seu efeito. Hoje, é dia 05 de janeiro de 2040, já tenho 70 anos, e estou apreensivo se vai dar certo ou não este experimento. Acho que só daqui a 60 anos pra saber...
_ Senhor, por favor, abra os olhos! Me ordenou uma voz masculina.
_ O quê? O que aconteceu? Onde estou? Não deu certo o congelamento? Perguntei, como um louco.
_ Claro que sim! Respondeu com um sorriso o moço que me ordenara abrir os olhos. _ Nós estamos no ano 2100. O seu congelamento e descongelamento foi um sucesso. Seja bem-vindo ao futuro!
Se meu coração não tivesse ficado congelado 60 anos, acho que teria parado, diante da minha grande emoção. Imagine, estar vivo no ano 2100! Quer dizer que tenho 130 anos de idade!! Poxa!!!
_ Como estão as pessoas? Você me parece tão natural! Não tem aparência robotizada!
_ Na verdade, ninguém tem aparência robotizada. Durante alguns anos, realmente as pessoas estavam se tornando iguais na aparência. Mas, felizmente, houve uma grande conscientização dos governos mundiais, que deixaram de apoiar o desenvolvimento bélico e passaram a fazer altos investimentos no controle da longevidade e saúde da população. Com o aumento da expectativa de vida, se viu necessário um aprimoramento das cirurgias plásticas. Hoje, as cirurgias plásticas são feitas por computador, que também está programado para evitar a igualdade.
_ E o que dizer da temperatura, das plantas, dos rios, ainda existem?
_ Os rios são limpos e cheios de vida. As plantas estão em todo lugar, como aqui nesta sala. E a temperatura é normal, com suas estações bem equilibradas. Com o fim do apoio bélico, houve tanto investimento na natureza, que todos os lugares que estavam seríamente afetados pela poluição foram recuperados definitivamente.
_ Mas, não se preocupe, todas as perguntas que o senhor tiver, irão ser respondidas na sua residência, pelos seus familiares.
_ Minha residência? Meus familiares?
_ Sim! O senhor irá residir com seu tataraneto. Ele tem esposa e dois filhos, um casal. Morar com eles irá ajudá-lo na sua adaptação. Lembro ao senhor que todos os dias terá de comparecer à clínica, para darmos prosseguimento com o tratamento de longevidade, a base de Sirtuína.
_Vamos, tem um táxi esperando pelo senhor lá fora.
Ao sair, fiquei admirado como tudo parecia normal, natural. Só que, claro, sem poluição e com uma temperatura agradável.
_ Onde estão os carros voadores e os planadores? Perguntei.
Ele sorriu, e me disse que eu havia assistido a muito filme de ficção científica.
O SIGNO LINGUÍSTICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE SIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DO POEMA – UMA ANÁLISE DA POESIA DE GUIMARÃES FILHO - Parte 4
4 DA LUZ À ESCURIDÃO E DE NOVO À LUZ – OS CAMINHOS DO POEMA EM “A ROSA ABSOLUTA” DO POETA GUIMARÃES FILHO Um poema começa [...] ...
-
Fichamento Citação ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna, 1996. pp. 14-76. Capítulo 1 Cultura e ...
-
Fichamento Citação LIBÂNO, José Carlos. Uma escola para novos tempos. IN: Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: ...
-
PROJETO “CLUBE DA LEITURA” Silvon Alves Guimarães silvonguimaraes@hotmail.com http://silvonguimaraes.blogspot.com Propostas de...