A sala foi dividida em quatro grupos que escolheria um aspecto do texto. Os grupos ficaram assim definidos:
Grupo 02: Elda, Liddy, Luana e Marco Antônio. “Miséria e Insegurança em Paris, no tempo do Rei Sol”.
Grupo 03: Adelino, Emmeline, Juliana, Lilian e Wesley. “Comida e Bebida”.
Grupo 04: Fabiano, Luciana Carvalho e Rozenilda. “A Sexualidade: da Doutrina da Igreja à Realidade dos Comportamentos”.
Cada grupo teve uma hora para apresentação, usando Data show, trechos de filmes, objetos de época, etc. A professora Sandra Nara é flexível em como o grupo apresentara o seminário, dando sempre oportunidade para que se use a criatividade em grupo e individual.
Os grupos procuraram utilizar de vários recursos para que as apresentações se tornassem interessantes. Relacionado com os trabalhadores e camponeses, tivemos ferramentas como martelo e pincel, capacetes de obra, relógio de ponto antigo, com cartão de ponto personalizado para cada um na sala, relógio de ponto de guarda-noite e relógio de ponto digital. Sobre a Comida e Bebida, foi organizado um banquete pelo grupo... Rsrsrs Na apresentação sobre a Sexualidade alguns produtos eróticos foram exibidos como destaque das mudanças em relação ao sexo. Além disso, outros recursos foram utilizados como: Slides, trecho de filmes como: “Os Tempos Modernos”, “The Kid”, “As loucuras de Dick e Jane”. E também um quadro com pintura contemporânea.
O filme de Charles Chaplin nos mostra todos os aspectos da crise Pós-Grande Depressão, e apesar disso não é um filme triste, é alegre e divertido, e nos mostra que mesmo quando os problemas parecem não ter solução, não devemos desanimar, pois sempre há um novo caminho a seguir.
Mas é possível conscientizar o espectador enquanto ele se diverte? O riso não espantaria a tomada de consciência? O filósofo Walter Benjamin, nos anos 1930, acreditava que os trabalhadores poderiam se conscientizar e elevar seu “espírito” na mesma medida em que se divertiam e se reconheciam nos personagens de uma obra. Benjamin admitia certas virtudes, artísticas e políticas, no cinema voltado para o entretenimento.
De modo descontraído, porém sério, o Seminário, deu oportunidade para que pudéssemos fazer uma reflexão sobre o mundo dos dias atuais e nossa participação como individuo e como grupo na sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por um momento estivemos juntos, ligados pelas ideias. Foi muito bom! Nos encontramos em breve! Tchau!