segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS QUESTÕES AMBIENTAIS

O desenvolvimento sustentável está intimamente ligado às questões ambientais, na verdade, essa é a sua grande preocupação: o meio ambiente, o futuro do planeta, etc. O conceito de desenvolvimento sustentável se popularizou a partir de 1987, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU), publicou o “Relatório Brundtland”. Neste documento o desenvolvimento sustentável é concebido como: “O desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Ou seja, o desenvolvimento econômico deveria caminhar lado a lado com as questões ambientais.
 Contudo, o deslumbramento dos avanços tecnológicos, tem feito com que algumas questões ambientais fiquem em segundo plano. Por exemplo, o crescimento das grandes indústrias gerou milhares de empregos; a produção de centenas de carros, tornou os preços acessíveis a uma grande parcela da população; a ampliação das usinas energéticas, possibilitou a eletrificação de milhares de casas, tanto na cidade como no campo. Mas, essas melhorias, não levam em conta a produção de gases que se misturam com o vapor de água, existente na atmosfera, que ao se acumularem nas nuvens, se condensam e voltam em forma de chuva, só que no caso: chuva ácida (quando a água tem ph menor que 5,6, ela é considerada ácida).
O desenvolvimento sustentável se encaixa exatamente neste dilema: usar os recursos naturais, avançar tecnologicamente sem esquecer dos efeitos que esse “progresso” possa ter sobre as gerações futuras.  Quando o desenvolvimento econômico deixa de lado as questões ambientais, ele deixa de ser algo bom, desejável, e se torna uma fonte de dor de cabeça, se torna um problema, talvez não para os que estão lucrando ou se beneficiando com esse desenvolvimento, mas, em um curto período de tempo o reflexo das ações sem responsabilidades vem à tona e cobram um preço altíssimo. O pior da situação é que na maioria das vezes os danos são irreversíveis.
            Por meio da educação ambiental, é possível incorporar as dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, de modo a promover uma ação multidisciplinar em prol da sustentabilidade. Portanto, não existe desenvolvimento sustentável sem que haja conscientização por parte das pessoas e até mesmo das empresas. O desenvolvimento sustentável não descarta as questões econômicas, muito pelo contrário, a economia é um fator de extrema importância para espalhar a ideia de um mundo sustentavelmente melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por um momento estivemos juntos, ligados pelas ideias. Foi muito bom! Nos encontramos em breve! Tchau!

O SIGNO LINGUÍSTICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE SIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DO POEMA – UMA ANÁLISE DA POESIA DE GUIMARÃES FILHO - Parte 4

 4 DA LUZ À ESCURIDÃO E DE NOVO À LUZ – OS CAMINHOS DO POEMA EM “A ROSA ABSOLUTA” DO POETA GUIMARÃES FILHO Um poema começa [...]           ...