quarta-feira, 17 de junho de 2020

Relatório de Estágio em Língua Portuguesa - Colégio Emília Ferreira de Carvalho


Metodologia e fundamentação teórica
O estágio supervisionado é entendido como um momento de prática docente e, ao mesmo tempo, de aprendizagem. Nesse contexto, nos cursos de licenciatura, os estágios são vinculados ao componente curricular Prática de Ensino, cujo objetivo é o preparo do licenciando para o exercício do magistério em determinada área de ensino ou disciplina (PICONEZ, 1991).
Diante do papel pretendido, o estágio deve ter como foco desenvolver no acadêmico a capacidade crítica de compreender sua prática de ensino enquanto mecanismo de transformação social, uma vez que a escola se apresenta como formadora de cidadãos. Nesse sentido, as atividades realizadas ao longo desse período devem priorizar o desenvolvimento de metodologias de ensino, iniciando a construção de sua própria didática.
O espaço do estágio, segundo Piconez (1991, p. 22), é o lugar para se “articular a integração teoria-prática entre os conteúdos da parte diversificada e do núcleo comum do curso de formação de professores e o conhecimento da sala de aula da escola pública”.
Dentro deste contexto, torna-se claro a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, considerando que este tem como finalidade colocar os acadêmicos em contato com a prática docente, desenvolvendo atividades relacionadas a essa prática, como: elaboração de plano de aula, busca de metodologias alternativas no ensino, desenvolvimento das atividades em sala de aula e avaliação.
Nos cursos de Letras Língua Portuguesa, os estágios e atividades complementares fazem parte da necessidade histórica de articulação entre a teoria e a prática, e entre a pesquisa básica e a aplicada, formando assim um profissional contextualizado.
Portanto, dentro da escola, a Língua Portuguesa é compreendida como uma disciplina de grande importância na formação de indivíduos críticos frente a um mundo globalizado e em constante transformação. Isso permite que o professor de Português busque diferentes metodologias e técnicas de ensino que contribuam para a construção do senso crítico nos alunos.
O graduando, durante o estágio, deve ter em mente a importância desta disciplina diante da sociedade. Neste sentido, ao observar a rotina escolar e participar nas aulas, deve-se levar em consideração as possibilidades e dificuldades dos estudantes, assim como contextualizar o conteúdo com a realidade dos alunos, para que as aulas de Português se tornem mais interessantes e significativas.

Observação prática
            Durante o estágio supervisionado, foi possível constatar diversos aspectos da postura profissional de um educador, entre eles destacamos a relação professor/aluno, o uso da matriz curricular, a metodologia de ensino e a relação com os colegas de trabalho.
            Relação professor/aluno – ao acompanhar as aulas da professora supervisora, pude constatar que há um bom relacionamento entre ela e os alunos, apesar de serem pré-adolescentes, sempre propensos a algazarras, barulhos e distrações – a professora tem que chamar a atenção repetidas vezes –, é possível notar o respeito e admiração existente. A leveza que a professora proporciona em suas aulas mantêm os alunos motivados no processo de aprendizagem e este ambiente é muito importante, especialmente por se tratar de turmas dos anos finais do ensino fundamental.
            Uso da matriz curricular – nas observações sobre o uso do Currículo Referência de Educação do Estado de Goiás, constatamos o comprometimento da professora em atender os conteúdos de ensino-aprendizagem a serem ministrados no 3º e 4º bimestre do ano letivo. As diretrizes do Currículo preveem que o objetivo do ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica, seja proporcionar aos alunos experiências que ampliem suas ações de linguagem, contribuindo para o desenvolvimento do letramento, entendido como uma condição que permite ler e escrever em diversos gêneros discursivos presentes na sociedade. A professora usa como método organizacional, para atender o Currículo Referência, o uso do planejamento quinzenal, contendo expectativas de aprendizagem, eixo temático, conteúdo e avaliação, desta forma ela atende ao Currículo e consegue administrar os conteúdos que serão propostos aos alunos.
            Metodologia de ensino – por se tratar de uma escola de tempo integral se torna mais fácil para a professora manter uma dinâmica nas suas aulas, visto ser de dedicação exclusiva, não tem a necessidade de trabalhar em outra escola para complementar a sua renda. Assim, a professora consegue diversificar as aulas, alternando entre aulas expositivas, resolução de Quiz de português, seminários, análises literárias, análises de filmes, uso de Datashow, visita a exposições culturais, produção de textos, etc.
            O dinamismo imposto às aulas mantêm o entusiasmo dos alunos, que sentem as aulas mais prazerosas. Ao saírem da rotina de aulas, com as atividades pedagógicas lúdicas, é possível notar nos olhos dos educandos o quanto se sentem felizes pela descoberta do novo aprendizado. Dessa forma, como menciona Karnal (2012):

O olhar dos alunos eles dizem, com absoluta naturalidade, sobre o andamento de tudo. Aprenda a ler seus olhos, os olhos dos seus alunos são espelho de branca de neve: dizem tudo o que você perguntar. Não estamos entendendo, não tenho interesse, estou adorando, você fala alto demais, não estou ouvindo (KARNAL, 2012, p.22).

            As avaliações são feitas utilizando diversos critérios, tais como: atividades avaliativas no caderno, apresentação de seminários, pesquisas teóricas, atividades em grupo, participação do aluno durante as aulas, disciplina entre outros. A professora assume, desta forma, o ensino como um processo de mediação, em que o professor media a relação ativa do aluno com a matéria, considerando os conhecimentos, a experiência e os significados que o aluno trás para a sala de aula (LIBÂNEO, 1998, p.29).
            Relação com os colegas de trabalho – observamos que a professora mantém uma ótima relação de convivência com seus colegas, compartilhando opiniões e ideias, planejando aulas interdisciplinares e auxiliando em outras disciplinas. Como exemplo podemos tomar as gincanas educativas, em que houve a participação da professora de Português juntamente com a de Matemática e de Educação Física.
            Em suma, diante de todas as observações que foram feitas em sala e no planejamento das aulas, junto a professora supervisora, nós concluímos que ela, apesar de todas as dificuldades apresentadas, como falta de recursos para incrementar as aulas, tem atuado como uma educadora que busca mediar o processo de aprendizagem do aluno. Procura respeitar os alunos e seus saberes, não os considerando como meros recipientes para depósito de conhecimento – como se isso fosse possível – mas, estimula-os a participarem do processo de (re)construção do conhecimento.

Análise dos materiais de suporte
            O Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho, situa-se no Bairro Jardim Rio Claro, em Jataí-Go. O mesmo possui prédio próprio. A escola é mantida pelo Poder Público Estadual e Parcerias, administrada pela Secretaria Estadual de Educação. São oferecidos cursos de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano em período integral a partir do ano de 2018.
            A escola começou a funcionar no dia 19 de março de 1970, e recebeu esse nome em homenagem a educadora EMÍLIA FERREIRA DE CARVALHO, professora que desenvolveu um trabalho relevante para a Comunidade Jataiense.
            Hoje a Escola possui uma área construída de 4500 m², distribuídas entre 10 salas de aulas com capacidade de 35 alunos, sala de professores, secretaria, sanitários femininos e masculinos, cozinha e duas salas pequenas para armazenamento de materiais. A quadra de esportes e a biblioteca estão em processo de adequação e reforma.
            A análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola pressupõe um espaço em que a ação pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos e com todos, na perspectiva de formar cidadãos que integrem e contribuam para sua comunidade. Percebe-se que a educação, o ato e a prática de aprender e ensinar, é considerado como sendo de responsabilidade de todos. O papel da família nesta empreitada é bem definido. A Escola adota como principal finalidade o pleno desenvolvimento das pessoas ligadas à comunidade.
            Os materiais de suporte para as aulas existem, são bem utilizados e têm sortido um efeito positivo, possibilitando aulas dinâmicas e diferenciadas. Porém, ainda há carência de recursos tecnológicos, fazendo com que os professores tenham que estabelecer uma espécie de rodizio para o uso dos aparelhos tecnológicos, justamente por serem poucos.
            A professora supervisora do estágio, por várias vezes, teve que recorrer ao velho e bom quadro negro como alternativa para suas aulas. Mas, até nestes momentos foi possível observar a boa disposição e adaptação para que as aulas se tornassem instrutivas.

Considerações finais
            Toda experiência, tornada possível pelo estágio, contribuiu para, em partes, desmitificar o mundo docente. A observação/participação apresenta uma realidade diferente do mundo idealizado nas aulas da faculdade. Esse tempo em que estive na escola do estágio pude contemplar alguns dos obstáculos que se apresentam na jornada docente.
            O estágio se mostrou essencial para compreender os possíveis conflitos que surgem na vida profissional docente. Todas essas contribuições podem fazer a diferença entre ser um educador motivado ou frustrado, influenciando diretamente a vida dos alunos para o bem ou mal. Portanto, é possível dizer que o estágio supervisionado nos mostra a realidade social da educação e “partir desta relação, começar a preparar o seu amanhã como profissional da educação, fazendo realmente a diferença onde quer que se encontre” (SCALABRIN; MOLINARI, 2013, p.3).
            Essa experiência nos permitiu testar na prática os nossos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Letras Língua Portuguesa, refletindo sobre como e em que devemos melhorar nossa atuação profissional. O estágio foi uma porta para procurar apreender um pouco da realidade do sistema educacional e seus desafios.
              Apesar de todo aprendizado, essa experiência não ensina a ninguém a ser professor, mas oferece componentes eloquentes que enfatizam outros saberes e perguntas que podem ser o impulso na elaboração da identidade profissional. A construção da identidade profissional não se dará apenas com esse momento de estágio, mas sim, no exercício da profissão e por meio de uma formação contínua. Comentando sobre as contribuições do estágio para a formação profissional do educador, Pimenta (2004) diz:

Através do exercício da profissão o graduando terá oportunidade de trabalhar os conteúdos e as atividades do estágio no campo de seu conhecimento específico, que é a Pedagogia-ciência da educação – e a Didática – que estuda o ensino e a aprendizagem –, percebem que os problemas e possibilidades de seu cotidiano serão debatidos, estudados e analisados à luz de uma fundamentação teórica e, assim, fica aberta a possibilidade de se sentirem coautores desse trabalho (PIMENTA, 2004, p.127).

            As reflexões da autora, nos ajudam a perceber que na construção da identidade profissional, as experiências adquiridas no estágio proporcionarão ao futuro professor, adaptar-se às situações que serão vivenciadas durante sua carreira profissional. Lembrando-se sempre que ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar oportunidades de aprendizado.

Referências
KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2012.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e prática da reflexão. In: ______. A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma garrido; LUCENA, Maria Socorro. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da Prática do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas. Revista Científica, Centro Universitário de Araras, UNAR. Araras, ISSN 1982-4920, vol.7, n 1, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por um momento estivemos juntos, ligados pelas ideias. Foi muito bom! Nos encontramos em breve! Tchau!

O SIGNO LINGUÍSTICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE SIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DO POEMA – UMA ANÁLISE DA POESIA DE GUIMARÃES FILHO - Parte 4

 4 DA LUZ À ESCURIDÃO E DE NOVO À LUZ – OS CAMINHOS DO POEMA EM “A ROSA ABSOLUTA” DO POETA GUIMARÃES FILHO Um poema começa [...]           ...