quarta-feira, 22 de julho de 2020

OBSERVAÇÃO DE UMA AULA DE FILOSOFIA E ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA

A ENTREVISTA:
a)      Qual a sua visão sobre a educação?
Eu tenho uma visão crítica sobre esse assunto, pois entendo que a finalidade do ensino, ou seja, da educação, deveria ser cooperar para o crescimento de uma sociedade solidificada e justa. Porém, a defasagem escolar e o descaso político de nosso país deixam a desejar nas áreas que abrange a educação e com isso um suposto conhecimento superficial e sem fundamento estão sendo disseminados como sendo necessários à formação do sujeito.
b)      De que maneira você aplica os conteúdos de ensino?
  Em sala, inicialmente eu pergunto aos meus alunos (por sondagem) se eles tem noção do assunto que será estudado, para verificar o nível de conhecimento da sala. É imprescindível conhecer os limites de saber de cada um, até por uma questão de noção sobre o conteúdo que será explicado. Após isso, divido com eles o material da aula, para analisarmos os pontos que estão falhos, caso haja, ou prosseguir em assuntos novos.
Utilizo o método constitutivo. Fazendo perguntas que os induzam a pensar. Trabalho com materiais didáticos, produção de texto, cartazes e alfabeto móvel. Na prática, brincadeiras de caça-palavras, ou jogo do acerto.
c)      Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?
Parto do princípio de que a educação deve ser transformadora, pois como diria Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”. Me apoio na teoria de Paulo Freire, pois ele aborda uma pedagogia autônoma e transformadora capaz de socializar o educador com o educando, priorizando seu contexto de vida sem desprezar os conteúdos de forma recíproca, valorizando as duas partes sem oprimir ou omitir fatos reais. Logo a mediação e os resultados se tornam prazerosos e significativos.
A AULA:
Como atividade sugerida, escolhi observar uma aula de Língua Portuguesa no 6º ano do Ensino Fundamental, ministrada pela professora Kelly, no Colégio Estadual Emília Ferreira de Carvalho, na cidade de Jataí - Goiás.
O objetivo da observação foi conhecer, mesmo que superficialmente, as normas e regras de funcionamentos que regem a aula, adequando ao contexto da qual serão postas em prática como: a dinâmica, a comunicação, a interação entre o aluno e professor, para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa.
Observei, que a professora Kelly, tem como base teórica o livro didático. Nesta aula de observação ela trabalhou atividades relacionadas à leitura e a escrita, com o tema: Linguagem formal e informal, e utilizou atividades impressas elaboradas por ela com a finalidade de enriquecer o ensino-aprendizagem dos alunos. A professora utiliza o quadro para dar instruções sobre o que está sendo ensinado no livro didático e usa exercícios complementares em forma de testes avaliativos seguidos da correção dos cadernos no final da aula.
A ANÁLISE:
A prática usual desenvolvida, nesta aula de observação, foi a da aula denominada de expositiva dialogada, a qual corresponde, em certa medida, à explicação do conteúdo por parte do professor e, posteriormente, disponibilização de um tempo para a discussão sobre o que foi exposto para que os alunos se manifestem.
No curto momento que estive com essa turma, observei que alguns alunos ainda apresentam certa dificuldade relacionada a leitura e a escrita. Mas, achei relevante a atenção da professora em relação a esses alunos com dificuldades, utilizando estratégias diferenciadas como, conduzi-los à sala de leitura com o intuito de motivá-los a ler diferentes livros como: literatura, contos e poesias.
Ficou constatado que a professora está bem preparada, e que sabe trabalhar visando o entender, tanto de seu lado, como do aprendizado dos alunos. Outro ponto positivo, que foi observado nesta aula, foi referente a construção de exercícios psíquico-motores e a exposição de uma linguagem atrativa. A professora sente prazer em transmitir as informações sendo também educadora, procurando, desta forma, capacitar os alunos para reconstruir significados atribuídos à realidade que vivemos.

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