terça-feira, 5 de julho de 2022

O SIGNO LINGUÍSTICO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E DE SIGNIFICAÇÃO DA IMAGEM DO POEMA – UMA ANÁLISE DA POESIA DE GUIMARÃES FILHO - Parte 2

 2 O SIGNIFICADO ABSTRATO DA IMAGEM POÉTICA CONJUGANDO REALIDADES OPOSTAS

                                                                                                               Todos estão loucos, neste mundo?                                                                                                               Porque a cabeça da gente é uma só,                                                                                                                e as coisas que há e que estão para                                                                                                                           haver são demais de muitas,                                                                                                                              muito maiores diferentes,                                                                                                                           e a gente tem que necessitar                                                                                                                de aumentar a cabeça para o total.                                                               (João Guimarães Rosa) 

    Os limites da construção poética são inatingíveis. Como exemplo, basta estudarmos os caminhos que a poesia seguiu até chegar a poesia concreta praticada na modernidade. Tantas mudanças, tantos modelos superados, tantos temas abrangidos e mesmo assim ainda há campo para novas abordagens. No século XXI, a separação entre as linguagens se tornou pouco espessa. A tecnologia digital e o universo das imagens nos passam a sensação de um mundo infinito em seus limites, mas único em sua existência, não sendo possível – fora dessa dinâmica – o estabelecimento de outros movimentos. Não há como esquivar-se desse trajeto contínuo de sobreposição entre a cultura e a arte.

    A produção de significados diferentes a partir dos mesmos signos é comparada, por Hjelmslev (2006), como sendo semelhante ao que ocorre quando alguém pega um punhado de areia e o lança sobre uma mesa. Apesar dos grãos de areia terem sido arremessados pela mesma mão, eles podem formar desenhos diferentes. Outra comparação feita por Hjelmslev (2006) foi com os desenhos diferentes que uma mesma nuvem pode produzir, dependo do seu movimento e da posição do observador.

Assim como os mesmos grãos de areia podem formar desenhos dessemelhantes e a mesma nuvem pode assumir constantemente formas novas, do mesmo modo é o mesmo sentido que se forma ou se estrutura diferentemente em diferentes línguas. São apenas as funções da língua, a função semiótica e aquelas que dela decorrem, que determinam sua forma. O sentido se torna, a cada vez, substância de uma nova forma e não tem outra existência possível além da de ser substância de uma forma qualquer (HJELMSLEV, 2006, p.57). 

    Fiorin (1995), em seu livro “Linguagem e Ideologia”, pondera que existe várias formas de dizer a mesma coisa, utilizando o sentido figurativo, as metáforas, entre outras. Para entender essas formas de linguagem o leitor precisa entrar no submundo das palavras e relacioná-las a um contexto. Muitas vezes é preciso que se possua uma bagagem teórica ou cultural para que se possa compreender o que está escrito naquelas linhas. “Temos que entender, no entanto, que nem sempre essa distinção é fácil de ser feita, pois concreto e abstrato são dois polos de uma escala que comporta toda espécie de gradação” (FIORIN, 1995, p.24).

    O leitor de uma poesia, portanto, precisa preencher alguns requisitos antes de apreender o sentido da imagem poética. Em primeiro lugar, todo leitor de poesia, deve ter como direção o trajeto do signo na sua arquitextura, que é o ambiente em que o sentido se constrói. Em segundo lugar, para se inserir no universo da poesia é preciso reconhecer que as linguagens caminham no mundo modelando-se e iluminando umas as outras. Não há um sentido fixo e estanque ao qual a poesia esteja ancorada. Portanto, não é possível que se atinja a plenitude da significação poética, pois a poesia constrói-se como um enigma e cada leitura revela-se impotente diante do pensamento abstrato que abriga os sentidos da imagem poética.

    Sobre esse assunto as palavras de Noam Chomsky mostram-se sábias:

Na prática, o linguista trata sempre do estudo tanto da gramática universal quanto da particular. Quando constrói uma gramática descritiva, particular de uma maneira e não de outra, tendo por base os dados de que dispõe, é guiado, conscientemente ou não, por certas suposições relativas à forma da gramática, e estas suposições pertencem à teoria da gramática universal (CHOMSKY, 1977, p.44).

    Desta forma, os cuidados que se deve ter ao lermos uma poesia, têm como objetivo, que o leitor não caia na armadilha das análises conteudistas dos letrados e nem se veja envolto nas discussões sobre temáticas acadêmicas que procuram determinar as influencias que afetam as incidências de palavras categorizadas no texto do autor. Por outro lado, ao adotarmos uma concepção de arte como expressão do impacto, expressão que se revela e se constrói pela e na linguagem, evita-se fugir do caráter central e essencial de que se nutre a arte.

    A poesia para existir deve permitir sentir a linguagem percorrer as possibilidades imagéticas do signo. Como menciona Hjelmslev (2006, p.61), “o fato de que um signo é signo de alguma coisa significa, portanto, que a forma do conteúdo de um signo pode compreender essa alguma coisa como substancia do conteúdo”. Desse modo, todos os detalhes são fatores que contribuem para o entendimento da imagem poética. Os descaminhos semânticos, a divisão sintática, a conjugação de campos opostos da semântica, o uso de pontuações que marcam os elementos linguísticos, todos esses recursos, quando são aplicados na poesia, promovem um deslocamento do texto, ampliando as possibilidades do discurso, tanto no dizer como no entender.

    O fenômeno de produção de significados diferentes por um mesmo signo, foi designado por Jakobson como “ambiguidade” e “auto-reflexividade”. Umberto Eco (1997), nos seus estudos sobre a Semiótica, incorpora a tese jakobsoniana. Ele defende que diante de uma mensagem estética, o recebedor é movido, pelo sensível, “não somente a individuar para cada significante um significado, mas a demorar-se sobre o conjunto dos significantes (nesta fase elementar: degusta-los enquanto fatos sonoros, intenciona-los enquanto ‘matéria agradável’)” (ECO, 1997, p. 79). Nesse movimento de construção da imagem poética, os significantes passam a remeter a si mesmos e, por isso, a mensagem do poema torna-se “ambígua” e “auto-reflexiva”. Eco (1997), defende assim, que a ambiguidade da mensagem estética deve ser definida, a partir da teoria dos códigos, simplesmente como uma violação das regras do código, que irá gerar um excesso de significados possíveis, tanto no nível da expressão quanto no do conteúdo.

    A leitura da poesia, no primeiro instante, utiliza-se do traço material, de forma analógica, em um movimento de reconhecimento do referente do mundo e seus traços essenciais, para enfim transformá-lo em linguagem. Ou seja, como concluiu Eco (1997), a mensagem estética do poema, se apresenta com as mesmas características da língua, se bem que de forma reduzida. Quando o autor concentra seu foco no gráfico e no visual da letra, ele gera uma significação na imagem poética, atribuindo-lhe um sentido diferente do já rotineiro.

    Demonstrando como podemos colocar em prática esses passos descritos até aqui, vamos fazer, como exercício de apreensão da imagem poética, uma análise do poema “O dia entristecido”, do poeta Guimarães Filho (2017).

O pôr do sol ao longo da tarde há de erguer entre a noite e                                                                                                                                                           [eu um céu coroado de estrelas.                                                                                                              Falsa noite.                                                                                                                                                                                        Tão longa como o horizonte, povoada de sonhos                                                                                                                                                                                                               [e tristezas.                                                                                                         As distâncias erguem-se como barreiras e minhas mãos                                                                                                                                                                                     [buscam as tuas mãos                                                                                                  numa plenitude inatingível.                                                                                                                                                                  Tenho saudades de um tempo em que as pedras e as                                                                                                                                                                                                               [árvores                                                                                                      eram teu repouso absoluto. Depois te afastaste,                                                                                                                                 e as sombras vieram após o dia                                                                                                                                                          e cobriram a poeira do caminho de uma solidão                                                                                                                                                                                                        [interminável.                                                                                                                  Já não te sinto aqui, rosa noturna, aurora vermelha                                                                                                                 fugindo entre meus dedos como a íntima luz.                                                                                                                                  Nem sei o que sinto, tão triste estou nesta noite morna                                                                                                            cercado de uma angústia que me vela.                                                                                                                              (GUIMARÃES FILHO, 2017, p.24)

    Neste poema, as regras pelas quais se combinam as unidades significativas em frases, estão dispostas como plano-sequência, alinhavadas pela superfície do verso, fazendo sentir a linguagem tal qual o movimento do sol que busca o poente, rastreando as letras que estão dispostas em uma sucessão de camadas, que produzem um dizer significativo.

Saussure define este fenômeno de significação linguística como sendo a união do sentido com a imagem acústica. O sentido equivale, na visão saussuriana, a conceito ou ideia – representação mental de um objeto ou da realidade social –, já por imagem acústica temos o equivalente ao significante, ou seja, a parte sensível. Com esta definição entendemos que:

O signo linguístico une não uma coisa e uma palavra, mas um conceito e uma imagem acústica. Esta não é o som material, coisa puramente física, mas a impressão (empreinte) psíquica desse som, a representação que dele nos dá o testemunho de nossos sentidos; tal imagem é sensorial e, se chegamos a chama-la “material”, é somente neste sentido, e por oposição ao outro termo da associação, o conceito, geralmente mais abstrato (SAUSSURE, 1970a, p.80). 

    A imagem poética é trazida à tona pelo movimento do dizer que se traça pela semântica das palavras (plano do conteúdo) e pela grafia das letras que repetem e se alternam no espaço (plano da expressão), perfazendo, assim, o roteiro da linguagem poética num entre espaços. O signo rastreado, então, se desdobra em ícone e se apresenta como qualidade de dizer que ascende para o aspecto de sua presença visual no poema.

    O que a leitura dos signos desse trajeto poético impõe ao olho e à mente dos que caminham por entre esses versos? Que percurso sedutor disputa a atenção do leitor e leva o olho a buscar o sentido no espaço temporal do poema?

    Ao iniciar a leitura de “O dia entristecido”, o leitor se depara com uma cena cotidiana, o pôr do sol, que cede rapidamente lugar à noite com seu manto de escuridão. Logo há a tentativa da mente de reconhecer e construir um sentido de poesia da natureza, porém, essa tentativa se frustra quando o leitor percebe se tratar de uma “falsa noite”, ou seja, a escuridão não é tão abrangente e não se concretiza fora da cabeça do poeta. O olho, então, permanece atento à camada visual que se segue, afim de estabelecer um sentido para os signos linguísticos.

    O olho guiado pela mente, ávido de encontrar um sentido, se depara com “um céu coroado de estrelas”, que vem logo após o “sol” e logo antes da “falsa noite”. Então, faz-se um movimento de retorno, de revisão do trajeto para enfim haver o avanço. O olhar persiste a fazer recortes, escolher sentidos, traçar trajetos e reúne em planos aquilo que se avizinha de seu horizonte.

    Na trajetória do olhar, a angustia do movimento de escurecer vai fazendo desaparecer aos poucos a luz da esperança, cedendo lugar à tristeza e a solidão. Visualmente, o poema se desenvolve em versos que isolam os pontos altos, estabelecendo barreiras para a penetração da luz, tornando inatingível as mãos pretendidas, afastando a amada do lugar de descanso e por fim determinando uma “solidão interminável”.

    Durante a trajetória do olhar, a imagem poética vai se revelando, tornando manifesto o motivo do escurecer do sol (As distâncias erguem-se como barreiras e minhas mãos / [buscam as tuas mãos / numa plenitude inatingível). Neste movimento poético de criação de barreiras, percebe-se que a causa da ausência de luz, segue uma trajetória de fora para dentro, ou seja, o abandono da mulher amada – que é luz – traz uma escuridão ao sujeito abandonado.

    O olhar percebe a imagem da palavra e passa a demarcar o prazer das formas, perpassando as camadas, adentrando os poros dos versos, rastreando o sentido, que se desdobra em imagem novamente (Tenho saudades de um tempo em que as pedras e as / [árvores / eram o teu repouso absoluto). O que está fixado no poema é uma lembrança que descontrói o referente, pois este, como passado, carrega apenas o estigma de sua presença limosa (Depois te afastaste, / e as sombras vieram após o dia / e cobriram a poeira do caminho de uma solidão / [interminável). A partir deste ponto, o olhar caminha, então, para outro movimento, saindo de dentro do poeta e transbordando no externo, na palavra, no signo linguístico, para o sentido da imagem poética, imagem que se torna esclarecedora e expressiva (Já não te sinto aqui, rosa noturna, aurora vermelha / fugindo entre meus dedos como a íntima luz).

    O poema nos leva a experimentar a nossa memória imagética transformada em linguagem. A imagem poética se revela nessa percepção. Portanto, o que o olho e a mente experimentam na leitura de um poema é um caminhar, primeiro por entre as dobras das letras, por entre as porosidades das palavras, cujo espectro ultrapassa o mero conteúdo, propiciando significação à mensagem.

    A regularidade dos versos, seu crescente, sua simetria gera um ritmo ondulatório da ligação que o olho faz com o mundo conhecido, produzindo uma imagem poética, que é responsável pela produção dos sentidos e significados apreendidos nos poemas. Portanto, esse caminho do olhar traça o roteiro da produção da imagem do poema.

    O que torna um poema singular quando ele de fato utiliza-se de signos do cotidiano? O que está escondido por detrás dos signos? Ao promover um deslocamento, uma desreferêncialização dos signos, o poeta, revivifica o seu poder de nomear e torna a poesia singular.

    O poder de dizer as coisas de modo singular está implícito na relação perceptiva da linguagem que usa como força o sentimento único (Tenho saudades.... Já não te sinto.... Nem sei o que sinto). O poder de dizer está no complemento da frase, no encontro dos signos linguísticos lançados no espaço de uma temporalidade que eterniza um devir das coisas, um sentimento, uma frustração. É de sentimento, de frustração que nos fala o poema. A linguagem deslocada empresta à imagem poética, que se formou, um movimento singular que se retira das interpretações automáticas dos esquemas discursivos.

    Os sentimentos do poeta, se tornam o aspecto singular do trajeto no poema, revelando a renomeação dos signos que dão significado à imagem poética. Desse modo, ao falar sobre a “falsa noite” que está “povoada de antigos sonhos e [tristezas”, somos remetidos aos sentimentos que se reacendem na mente e no coração do poeta. Depois de um tempo de relativa paz e tranquilidade, ao lado da mulher amada, que era sua luz, o autor, se vê novamente com a insegurança da solidão, que escurece sua perspectiva de um futuro feliz.

    As palavras, ao longo do poema, são percebidas por nosso olhar, levando-nos a reconhecer um esquema progressivo de construção sintagmática que estabelecem um sentido particular à imagem poética que se forma. Os cortes inseridos no poema, suspendem o movimento para seduzir o olhar para uma reflexão mais atenta sobre os signos e sugerem um movimento progressivo da luz à escuridão. Na leitura do poema, os signos rastejam e rastreiam algo renomeado, que surge simultaneamente ao plano visual, gráfico do poema, construindo um outro plano, o das imagens que emergem por força do conflito gerado pelo dizer dos sentimentos.

    No plano visual, a sequência progressiva das palavras, os cortes, que ditam a dinâmica da leitura, a sinuosidade dos signos, compõem o cenário imagético do movimento que o leitor fará, do trajeto que deverá ser percorrido. Essa ação adotada, não busca apenas identificar e reconhecer os signos como palavras da língua portuguesa e detectar sentido neles, mas busca também, mesmo que sem consciência disto, a presença de uma imagem que esclareça o porquê do dia, que estava tão radiante, tão brilhante, ter sido entristecido.

    No plano imagético, abstrato do poema, a linguagem centra-se nela mesma e se rastreia tornando-se sol, pôr do sol, escurecer, lua e estrelas, estabelecendo um trajeto a ser seguido para o desvendar do enigma. O roteiro que o poema oferece ao leitor é um caminho que o prende à letra, à palavra, ao verso que sinuosamente o faz retornar ao princípio do trajeto, ao princípio do poema. Trata-se de uma construção filosófico-poética sobre os sentimentos, sobre os sonhos e as angustias que afloram na mente do poeta solitário. O poema nos revela dúbia presença de sentimentos que se mesclam por sonhos sonhados e tristezas presentes. Um sonho que se torna cinza, mas que nem por isso perde a propriedade do que é belo.

    A poesia, como vimos, trabalha uma relação de sentido diferente entre os signos da língua. Isso equivale dizer que não é possível lê-la seguindo um esquema pré-determinado, pois a poesia é linguagem e como tal ela se realiza em outro nível. Portanto, o que a poesia oferece, no lugar de um esquema facilitado de leitura, é roteiro que tem início em lugares diferentes, a depender de quem irá empreender o percurso. O que o poema oferece é um caminho que não foi percorrido, o caminho do signo.

    A poesia de “O dia entristecido” está na construção sintática que promove o movimento, o caminhar em direção ao cinza, ao escuro, mas com possibilidades de ainda contemplar um pouco de luz, seja pelos últimos raios de sol ou pela luz das estrelas e do luar. Desta forma, o poeta impõe o dado visual ao poema, promovendo o particular no declamado, na lógica do discurso de que se nutrem muitos outros poemas. A poesia acontece por meio de uma razão crítica que permeia a percepção do sujeito poético que lê o mundo como imagem.

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