PROJETO
“CLUBE DA LEITURA”
Silvon
Alves Guimarães
Propostas de Exercícios: Relacionados com a análise do livro "O Cortiço" de Aluízio de Azevedo. Realizada no CAJ Riachuelo dia 05/01/2013.
1. UFPel-RS
Na obra-prima de Aluísio
Azevedo, O cortiço:
a)
podem-se perceber as características básicas da prosa romântica: narrativa
passional, tipos humanos idealizados, disputa entre o interesse material e os
sentimentos mais nobres.
b)
transporta-se o leitor ao doloroso universo dos miseráveis e oprimidos
migrantes que, fugindo da seca, abrigam-se em acomodações coletivas.
c)
consagra-se, na literatura brasileira, a prosa naturalista, marcada tanto pela
associação direta entre meio e personagens quanto pelo estilo agressivo.
d)
vê-se renascer uma prosa forte, de cunho regionalista, característico da década
de 30, que retrata nossas mazelas, em estilo seco.
e)
verifica-se uma forte relação entre o meio em que vivem os personagens e sua
vida pessoal, relação essa baseada no sentimentalismo romântico.
2. PUC-RS
Para responder à questão,
leia o fragmento do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, e as
afirmativas que seguem.
E
maldizia soluçando a hora em que saíra da sua terra; essa boa terra cansada,
velha como
que
enferma; essa boa terra tranquila, sem sobressaltos nem desvarios de juventude.
Sim, lá os campos eram frios e melancólicos, de um verde alourado e quieto, e
não ardentes e esmeraldinos e afogados em tanto sol e em tanto perfume como o
deste inferno, onde em cada folha que se pisa há debaixo um réptil venenoso,
como em cada flor que desabotoa e em cada moscardo que adeja há um vírus de
lascívia. Lá, nos saudosos campos da sua terra, não se ouvia em noites de lua
clara roncar a onça e o maracajá, nem pela manhã ao romper do dia, rilhava o
bando truculento das queixadas, lá não varava pelas florestas a anta feia e
terrível, quebrando árvores; lá a sucuruju não chocalhava a sua campainha
fúnebre, anunciando a morte, nem a coral esperava traidora o viajante descuidado
para lhe dar o bote certeiro e decisivo; 4lá o seu homem não seria
anavalhado pelo ciúme de um capoeira; lá Jerônimo seria ainda o mesmo esposo
casto, silencioso e meigo; seria o mesmo lavrador triste e contemplativo como o
gado que à tarde levanta para o céu de opala o seu olhar humilde, compungido e
bíblico.
I.
A diferença entre a velha e a nova terra é marcada pela força da natureza que
transforma a vida e o comportamento do homem.
II.
Expressões como “cansada”, “enferma”, “frios e melancólicos”, nas referências
1, 2 e 3, respectivamente, assumem uma conotação positiva para a mulher de
Jerônimo, ao definirem o espaço da felicidade perdida na velha terra.
III.
As ações dos animais, pintadas com os tons fortes do Naturalismo, narram os
perigos que Jerônimo e sua mulher vivem na selva.
IV.
A expressão “lá”, nas referências 4 e 5, indica o espaço das virtudes do
marido, da paz doméstica e de uma vida simples e tranquila.
Pela análise das
afirmativas, conclui-se que estão corretas apenas:
a)
I e III. d) I, II e IV.
b)
II e III. e) II, III e IV.
c)
III e IV.
3. PUC-PR
Assinale a alternativa
que contém a afirmação correta sobre o Naturalismo no Brasil.
a)
O Naturalismo usou elementos da natureza selvagem do Brasil do século XIX para
defender teses sobre os defeitos da cultura primitiva.
b)
A valorização da natureza rude verificada nos poetas árcades se prolonga na
visão naturalista do século XIX, que toma a natureza decadente dos cortiços
para provar os malefícios da mestiçagem.
c)
O Naturalismo no Brasil esteve sempre ligado à beleza das paisagens das cidades
e do interior do Brasil.
d)
O Naturalismo, por seus princípios científicos, considerava as narrativas
literárias exemplos de demonstração de teses e ideias sobre a sociedade e o
homem.
e)
O Naturalismo do século XIX no Brasil difundiu, na literatura, uma linguagem
científica e hermética, fazendo com que os textos literários fossem lidos
apenas por intelectuais.
4.
PUC-PR
Sobre o Realismo,
assinale a alternativa incorreta.
a)
O Realismo e o Naturalismo têm as mesmas bases, embora sejam movimentos
diferentes.
b)
O Realismo surgiu como consequência do cientificismo do século XIX.
c)
O Realismo surgiu na Europa, como reação ao Naturalismo.
d)
Gustave Flaubert foi um dos precursores do Realismo. Escreveu Madame Bovary.
e)
Emile Zola escreveu romances de tese e influenciou escritores brasileiros.
Para responder às
questões de 5 a 8, leia o trecho a seguir de O cortiço, de Aluísio
Azevedo.
Jerônimo
bebeu um bom trago de parati, mudou de roupa e deitou-se na cama de Rita.
–
Vem pra cá... disse, um pouco rouco.
–
Espera! espera! O café está quase pronto!
E
ela só foi ter com ele, levando-lhe a chávena fumegante da perfumosa bebida que
tinha sido a mensageira dos seus amores (...)
Depois,
atirou fora a saia e, só de camisa, lançou-se contra o seu amado, num frenesi
de desejo doído.
Jerônimo,
ao senti-la inteira nos seus braços; ao sentir na sua pele a carne quente
daquela brasileira; ao sentir inundar-se o rosto e as espáduas, num eflúvio de
baunilha e cumaru, a onda negra e fria da cabeleira da mulata; ao sentir
esmagarem-se no seu largo e peludo colo de cavouqueiro os dois globos túmidos e
macios, e nas suas coxas as coxas dela; sua alma derreteu-se, fervendo e
borbulhando como um metal ao fogo, e saiu-lhe pela boca, pelos olhos, por todos
os poros do corpo, escandescente, em brasa, queimando-lhe as próprias carnes e
arrancando-lhe gemidos surdos, soluços irreprimíveis, que lhe sacudiam os
membros, fibra por fibra, numa agonia extrema, sobrenatural, uma agonia de anjos
violentados por diabos, entre a vermelhidão cruenta das labaredas do inferno.
5. Unifesp
O cortiço, obra
naturalista:
a)
traduziu a sensualidade humana na ótica do objetivismo científico, o que se
alinha à grande preocupação espiritual.
b)
fez análises muito subjetivas da realidade, pouco alinhadas ao cientificismo
predominante na época.
c)
explorou as mazelas humanas de forma a incitar a busca por valores éticos e
morais.
d)
não pôde ser considerado um romance engajado, pois deixou de lado a análise da
realidade.
e)
tratou de temas de patologia social, pouco explorados nas escolas literárias
que o precederam.
6.
Unifesp
A atração inicial entre
Rita e Jerônimo não acontece na cena descrita. Segundo o texto, pode-se inferir
que ela se relaciona com:
a)
uma dose de parati. d) o perfume de Rita.
b)
a cama de Rita. e) o olhar de Rita.
c)
uma xícara de café.
7. Unifesp
O enlace amoroso, seja na
perspectiva de Rita, seja na de Jerônimo:
a)
é sublimado, o que lhe confere caráter grotesco na obra.
b)
é desejado com intensidade e lhes aguça os ânimos.
c)
reproduz certo incômodo pelo tom de ritual que impõe.
d)
representa-lhes o pecado e a degradação como pessoa.
e)
é de sensualidade suave, pela não explicitação do ato.
8. Unifesp
Pode-se afirmar que o
enlace amoroso entre Jerônimo e Rita, próprio à visão naturalista, consiste:
a)
na condenação do sexo e consequente reafirmação dos preceitos morais.
b)
na apresentação dos instintos contidos, sem exploração da plena sexualidade.
c)
na apresentação do amor idealizado e revestido de certo erotismo.
d)
na descrição do ser humano sob a ótica do erótico e animalesco.
e)
na concepção de sexo como prática humana nobre e sublime.
9.
UFR-RJ
O
despertar do cortiço
Daí
a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente, uma aglomeração tumultuosa
de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do
fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As
mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar;
via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam,
suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se
preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da
água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra
as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam...
AZEVEDO,
Aluísio. O cortiço, São Paulo: Martins, 1968, p. 43.
São características desse
texto, consideradas típicas do Naturalismo, entre outras:
a)
o idealismo, o comportamento determinista.
b)
a ênfase no aspecto material da vida, o comportamento sofisticado.
c)
as comparações dos seres humanos com animais, a promiscuidade.
d)
a representação objetiva da vida, o endeusamento do ser humano.
e)
a fuga à realidade, o positivismo exacerbado.
10.
UFSCar-SP
O
despertar do cortiço
Daí
a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente, uma aglomeração tumultuosa
de machos e fêmeas. Uns, após outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do
fio de água que escorria da altura de uns cinco palmos. O chão inundava-se. As
mulheres precisavam já prender as saias entre as coxas para não as molhar;
via-se-lhes a tostada nudez dos braços e do pescoço, que elas despiam,
suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses não se
preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a cabeça bem debaixo da
água e esfregavam com força as ventas e as barbas, fossando e fungando contra
as palmas das mãos. As portas das latrinas não descansavam...
AZEVEDO,
Aluísio. O cortiço, São Paulo: Martins, 1968, p. 43.
Aluísio Azevedo pertence
ao Naturalismo.
a)
Cite duas características desse estilo de época.
b)
Exemplifique, no texto acima, essas duas características.
11. ESPM-SP
Dos segmentos a seguir,
extraídos de O cortiço, de Aluísio Azevedo, marque o que não traduz
exemplo de zoomorfismo.
a)
Zulmira tinha então doze para treze anos e era o tipo acabado de fluminense;
pálida, magrinha, com pequeninas manchas roxas nas mucosas do nariz, das
pálpebras e dos lábios, faces levemente pintalgadas de sardas.
b)
Leandra... a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e
grossos, anca de animal do campo.
c)
Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração
tumultuosa de machos e fêmeas.
d)
E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa
começou a minhocar,... e multiplicar-se como larvas no esterco.
e)
Firmo, o atual amante de Rita Baiana, era um mulato pachola, delgado
de corpo e ágil como um cabrito...
12. PUC-RS
Daí
a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa
de machos e fêmeas. (...) O chão inundava-se. As mulheres precisavam já prender
as saias entre as coxas para não as molhar; via-se-lhes a tostada nudez dos braços
e do pescoço, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco;
os homens, esses não se preocupavam em não molhar o pelo, ao contrário metiam a
cabeça bem debaixo da água e esfregavam com força as ventas e as barbas,
fossando e fungando contra as palmas da mão.
(...) O
rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se
não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto (...). Começavam a
fazer compras na venda; ensarilhavam-se discussões e resingas; ouviam-se
gargalhadas e pragas; já se não falava, gritava-se. Sentia-se naquela
fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulham
os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir,
a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
Expressões
tais como “machos e fêmeas”, “cabelo para o alto do casco”, “molhar o pelo”
constroem imagens que remetem a uma entre homens e animais, típica do , que se
constitui num prolongamento do .
a)
dissociação – Realismo – Naturalismo
b)
contemporização – Modernismo – Realismo
c)
dissociação – Romantismo – Naturalismo
d)
associação – Naturalismo – Realismo
e)
contemporização – Realismo – Romantismo
13. PUC-RS
A obra a que pertence o
texto em questão:
a)
recupera a tradição oral dos contos populares.
b)
retrata a realidade socioeconômica brasileira no limiar dos séculos XIX e XX.
c)
vincula-se ao chamado Romance de 30.
d)
organiza-se em torno da representação do anti-herói.
e)
apresenta uma relativização da verossimilhança.
Gabarito
1.
C
2.
D
3.
D
4.
C
5.
E
6.
C
7.
B
8.
D
9.
C
10.
a) O zoomorfismo e o descritivismo objetivo, que fixa elementos sensoriais.
b) O zoomorfismo aparece em
“aglomeração de machos e fêmeas”, “não molhar o pelo”, “fossando”. A análise
objetiva, voltada para elementos sensoriais, aparece em “fio de água que
escorria da altura de uns cinco palmos”, “chão inundava-se”, “metiam bem
debaixo da água e esfregavam com força”, dentre outras.
11. A
12. D
13. B
Muito obrigado pelos exercícios. Eles foram realmente úteis para os meus estudos sobre a obra. Abraços.
ResponderExcluirFelicidades Leonardo Francez, grato por suas palavras.
ResponderExcluirMuito obrigado também Silvon, os exercícios me ajudaram muito para uma prova que irei ter no colégio ^^
ResponderExcluirO objetivo desses exercícios é justamente esse facilitar no desempenho escolar. Valeu!
ResponderExcluirvaleu silvon
ResponderExcluirPor nada. Um abraço.
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