A Educação a partir do
século XX tem como objetivo a formação do cidadão. Espera-se que este cidadão
esteja preparado para enfrentar os desafios do mundo moderno. Com os avanços
científicos e tecnológicos alcançados, na atualidade, a educação cientifica se
converteu numa exigência urgente, num fator do desenvolvimento das pessoas e
dos povos. Uma alfabetização cientifica “surge dos anseios da sociedade por uma
participação mais eficiente e atuante nos debates de ordem sócio científico e
tecnológico do espaço em que convivem e se relacionam” (LUZ: 2013 p. 1).
A
educação cientifica tem sido ressaltada e pensada nos encontros de educadores,
nos trabalhos de investigação, em publicações e congressos. A investigação em
didática das ciências destaca que ocorre reiteradamente um elevado insucesso
escolar, caracterizado pela falta de interesse e em alguns casos até mesmo de
repulsa, que as matérias científicas têm gerado. Alfabetização cientifica é
segundo Bybee, citado por CACHAPUZ et al (2005), “a expressão de um amplo
movimento educativo que se reconhece e mobiliza atrás do símbolo da ‘alfabetização cientifica’”, justamente
por este motivo, o movimento da educação cientifica pode gerar “o perigo de uma
ambigüidade que permite a cada pessoa atribuir-lhes significados distintos”,
dificultando que haja “um consenso sobre como e onde direcionar a sua aplicação
(CACHAPUZ et al, 2005:19).
Os
educadores apontam a necessidade de uma formação cientifica que permita aos
cidadãos participarem na tomada de decisões, em assuntos que se relacionam com
a ciência e tecnologia. Este argumento, o acesso a democracia, é o mais
amplamente utilizado por quem reclama a alfabetização científica e quer vê-la
implantada como um componente básico da educação para a cidadania.
A educação cientifica tem sido
apontada como grande contribuinte para a formação de um cidadão ativo, porém,
Cachapuz et al (2005) menciona que “uma tese” que tem sido confirmada por
professores e planejadores dos currículos “é que a educação cientifica tem
estado orientada para preparar os estudantes como se todos pretendessem chegar
a ser especialistas em biologia, Física ou Química” (CACHAPUZ et al: 2005, pag.
29). Essa orientação tem gerado um mal estar entre os alunos, que na sua
maioria, não decidiram que caminho educacional pretende seguir. Tal orientação,
contida nos currículos, deve ser modificada, pois a educação cientifica se apresenta
como parte de uma educação geral para todos os futuros cidadãos.
Enseñar, infelizmente, aún es, en
muchos de los casos, simplemente adiestrar a los alumnos para que se tornen
hábiles reproductores de los saberes ya reconocidos y tenidos como verdades
irrefutables. Los manuales de enseñanza, en su mayoría, organizan
anacrónicamente los contenidos, contribuyendo a construir en los estudiantes
visiones deformadas del hacer científico y de sus relaciones con La tecnología.
(GOMES: 2011, p. 74)
A
melhoria da educação cientifica tem como requisito fundamental, modificar a
imagem da natureza da ciência que transmitimos. Para tanto é necessário
modificar a epistemologia dos professores. Uma investigação sobre como se podem
transmitir os conhecimentos científicos de uma maneira que gere um cidadão mais
consciente de si e do seu papel junto à sociedade, pode contribuir para que
haja uma superação das visões deformadas da ciência e da tecnologia, ajudando
na renovação da educação cientifica.
Referências:
CACHAPUZ, Antonio. et
al. A renovação necessária do ensino das
ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CACHAPUZ, Antonio. et
al. A renovação necessária do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. Resenha de GOMES, José Leandro de
Albuquerque Macedo Costa. Revista de
Filosofía y Ciencias, Prometeica. Año II, n. 5, sptiembre-deciembre, 2011.
LUZ, Cláudia Sampaio
Guimarães; PIRES, Luciene Lima de Assis. Algumas implicações da educação
ambiental com a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). I Seminário de Pós-graduação em educação
para Ciências e Matemática, Jataí – GO, 2013. www.jatai.ifg.edu.br/semlic/seer/index.php/anais/article/.../294/104 acesso em: 28 ago. 2014.
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