Para Nietzsche o perspectivismo é uma concepção
segundo a qual não conhecemos a realidade em si: não há verdades absolutas, mas
avaliamos sempre de um determinado ponto de vista. As nossas concepções podem
resultar de uma grande variedade de motivações, a cada tipo de homem a sua
verdade.
A verdade não é fixa, eterna ou absoluta, mas está
ligada à realidade psicofisiológica do homem que avalia, isto é, que produz
valores ou ideias. Assim, como na base dos nossos juízos e valores está um
determinado tipo de vida e não um sujeito abstrato, uma visão global e única da
realidade é uma ficção: quando julgamos, quando emitimos juízos, fazemo-lo
sempre do nosso ponto de vista e por isso os nossos juízos são avaliações e não
verdades absolutas.
A tradicional oposição entre verdade e erro
reduz-se para o filósofo alemão a diferença de interpretação. Tudo é
interpretação: “Não há fatos, somente há interpretações”. Estas são obra da
vontade de poder, negativa ou positiva, daquele que interpreta. Há a
interpretação do forte e a do decadente, a do senhor e a do escravo, a do
criador e a do homem reativo, a do são e a do doente.
Se tudo é interpretação, nem todas as
interpretações se equivalem. Certas interpretações são baixas, reativas,
niilistas; outras são nobres, ativas, criadoras. Assim, a crença de raiz platônica
num “mundo-verdade” é perversa porque provém não do instinto vital, mas do
cansaço de viver; assim a ciência é plebéia e falsificadora porque provém da
necessidade banal de manipular e de comunicar. Toda a interpretação provém dos
instintos. Mas há bons e maus instintos: Todo o conhecimento é uma ilusão
vital, verdadeiro porque útil a determinadas formas de vida. Contudo, há erros
vis e servis e erros ou ilusões nobres que exprimem a exuberância da saúde e do
“sim” a esta vida.
O valor de um conhecimento depende da nobreza do
instinto e do tipo de vida que prefere aquele que interpreta e não do seu objeto.
O conhecimento é um processo de interpretação que se funda nas necessidades
vitais daquele que interpreta, melhor dizendo, na sua forma de encarar a vida.
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